quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Way Beer American Pale Ale. Bons aromas e sabores

Venho de olho nas cervejas da Way faz um tempo. Já tinha bebido algumas no Festival em Blumenau e outras garrafinhas que comprei mas ainda não tinha feito registros. Acontece que já é de se esperar que a maioria dos meus presentes sejam copos e cervejas. Então, no aniversário de 2012 ganhei várias garrafas da minha esposa Mimi e uma delas era a garrafa da Way Beer American Pale Ale


Way Beer American Pale Ale - foto by Monich

Gosto do rótulo despojado e inovador da Way. A garrafinha com impressão direta na garrafa só não agrada os caseiros, porque não dá para tirar tão fácil, mas também chama atenção pela inovação.  No copo também agradou com um líquido dourado escuro tipo cobre, levemente turvo. Creme perolado, de boa altura, excelente consistência e ótima duração. 
Surpreendeu nos aromas bem destacados com predominância para o caramelo, açúcar e damasco. Um frutado também aparece e os lúpulos com toques herbal e cítricos destacam-se. 
O sabor inicia com um leve dulçor de malte e um toque de caramelo. Um amargor bom e interessante logo aparece e equilibra bem. O retrogosto é maltado, mas lá no finalzinho amarga. Cerveja leve, com carbonatação média alta, refrescante e que agrada pelo equilíbrio. O destaque dessa cerveja vai para os aromas muito bem presentes. 
Bela cerveja, que merece ser bebida outras várias vezes.

Resumex:

Estilo: 10A. American Pale Ale
Álcool (%): 5,2%
Ingredientes: Maltes, lúpulos cítricos, água e levedura ale.
Cervejaria: 
Way Beer Ind e Com Bebidas Ltda
Site: http://waybeer.com.br
Localização da Fábrica: Pinhais - PR - Brasil
Tipo de Copo: Caldereta
Temperatura de serviço: entre 5 a 7 graus.
Envase: Garrafa

Volume: 310 ml
Preço Médio: Uns R$ 15,00
Onde comprar: 
 Em Joinville você encontra fácil essa cerveja no Brewpub Mais Bier, No Dublin, no Opa Store e também do Beer Code do Garten Shopping.
Degustada em: 05/09/2012


Curiosidades:
  • Conforme informações do Website da cervejaria Way a Way Beer American Pale Ale foi eleita pela revista Maxim como a melhor Pale Ale do país no 1º Prêmio Maxim de Cerveja.
  • A Way American Pale Ale (APA) é produzida com maltes caramelizados importados e lúpulos críticos americanos, como Cascade, Citra e Amarilo. A água usada é tratada para realçar o aroma e o amargor dos lúpulos, além de deixar a cerveja mais seca. Ela ainda é submetida ao método Dry Hopping, que é a adição de lúpulo no final do processo de maturação, para lhe conferir ainda mais aroma.da para realçar o aroma e o amargor dos lúpulos, além de deixar a cerveja mais seca.

Mais sobre o Estilo:
Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 10. American Ale é subdividido em três:
10A. American Pale Ale
10B. American Amber Ale
10C. American Brown Ale
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor. A Way Beer American Pale Ale é classificada como 10A - American Pale Ale. Conforme Ronaldo Morado, no livro "Larousse da Cerveja", uma American Pale Ale, em relação ao estilo tradicional inglês é mais amargo e alcoólico. Sua cor varia de amarelo-claro ao âmbar. Bons exemplos de Cerveja desse estilo são consideradas refrescantes e com aroma de lúpulo levemente cítrico. A espuma deve ser branca e com boa retenção.

Cerveja em Vídeos:
Não encontrei muitos vídeos e separei apenas esse que vale a pena:


Semana da Cerveja CWB Gourmet - Way Beer 



Ranking no Estilo:
Essa é a sexta American Pale Ale que eu degusto. Sendo assim, está na hora de atualizar o ranking no estilo:
01 - Anchor Liberty Ale
02 - Way Beer American Pale Ale
03 - Schmitt Sparkling
04 – Dado Bier Red Ale
05 - OPA Bier Pale Ale
06 - Kunstmann Torobayo Pale Ale
07 - Coopers Original Pale Ale

Sigo eu, curioso para degustar mais cervejas inovadoras como esta da Way.


Até o próximo.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário