quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

IPA da Bier Hoff - Novas receitas

Em nossa assinatura do Have a Nice Beer aqui em Joinville decidimos, como endereço de entrega, o quiosque do BeerCode que fica lá no Joinville Garten Shopping. Então estamos passeando de vez em quando lá no shopping para comprar umas cervejas, para buscar as caixas do HNB e então aproveitamos para jantar no restaurante Bier Hoff que tem lá. Além de tomar as Bier Hoff diretamente do barril ainda é possível comprar garrafas das cervejas para levar para casa. Acontece que já bebi quase todas as cervejas da Bier Hoff, porém, vi uma garrafa bem diferente por lá. Olhei e levei a Bier Hoff IPA.

Bier Hoff IPA - Foto by Monich
Bela aparência começando pelo rótulo totalmente diferente das outras cervejas da Bier Hoff. No copo um líquido laranja escuro puxando para cobre e levemente turvo, o que não é comum para cervejas comerciais, mesmo desse estilo. Creme perolado, de excelente altura, ótima consistência e bem persistente, deixando ótimas marcas no copo.
Os aromas estranhei um pouco. O frutado e o cítrico leve estavam OK, mas tinha algo ácido e um leve azedo.
O sabor é bem carregado no malte com um dulçor inicial que lembra até um pouco o açúcar. O amargor aparece um pouco tarde mas é forte e persistente. Algo não equilibrou nem combinou. O retrogosto é bem seco e amargo.
Cerveja bem encorpada, de carbonatação média e desequilibrada. Estranhei tanto os aromas como o sabor. Talvez ainda é uma receita de teste, mas acho que dá para melhorar.
Há quem diga que é uma IPA inglesa e não americana mas eu fui pelo que está descrito no Website da cervejaria e lá informa que é americana.

Resumex:
Estilo: 14B. American IPA
Álcool (%): 6,80%
Ingredientes: Maltes cristal, lúpulos ingleses, fermento e água
Cervejaria: Cervejaria CNS Ltda
Site: http://www.bierhoff.com.br
Localização da Fábrica: Curitiba - PR - Brasil
Tipo de Copo: Pint
Envase: Garrafa
Volume: 500 ml
Temperatura de serviço: entre 5°C. e 7°C.
Preço Médio: R$ 15,00
Onde comprar: Você encontra essa cerveja no restaurante Bier Hoff do Joinville Garten Shopping.
Degustada em: 21/09/2012


Curiosidades:
  • A Bier Hoff foi fundada no ano de 2002, em Curitiba, com o conceito bastante diferenciado de ser uma microcervejaria com a produção dentro do próprio restaurante. Uma ideia inspirada após uma viagem dos dois sócios, que notaram o grande número de fábricas do gênero fora do Brasil. 
  • Hoje a Bier Hoff conta com restaurantes espalhados pelo Paraná e uma filial na cidade de Joinville, Santa Catarina e as cervejas já não são mais produzidas nos locais onde são servidas.
  • A produção das cervejas Bier Hoff segue a Lei da Pureza da Bavária de 1.516 (Reinheitsgebot), instituída pelo Duque Guilherme IV. Isso quer dizer que é utilizada apenas água potável triplamente filtrada, além do malte de cevada selecionado, três tipos de lúpulo oriundos da República Tcheca e levedura (fermento) de origem francesa, para garantir a preservação dos sabores naturais da cerveja. 
  • Fonte: http://www.bierhoff.com.br
  • A Bier Hoff IPA harmoniza bem com queijos, carnes, hambúrgueres e salmão.

Mais sobre o Estilo:

Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 14. India Pale Ale - IPA é subdividido em três:
14A. English IPA
14B. American IPA
14C. Imperial IPA
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor. A Bier Hoff IPA é classificada como 14B. American IPA.
Conforme Ronaldo Morado, no livro "Larousse da Cerveja", as cervejas desse estilo normalmente possuem aroma de lúpulo logo ao servir, cor âmbar-dourado ao cobre-claro, pouca mas persistente espuma e características dos lúpulos americanos que são perfumados, cítricos e florais.

Cerveja em Vídeo:
Já postei esses mas como não encontrei novos vídeos da Bier Hoff, repito o institucional da cervejaria e outro que é um Cervejacast do Blog Bar do Celso. Seguem os vídeos abaixo:


Institucional Bier Hoff


Bier Hoff e as novas cervejas da marca - CervejaCast - Episódio 18


Meu Ranking no Estilo:
Sendo essa a terceira cerveja desse estilo, vamos atualizar o ranking:
01 - Green Cow IPA

02 - Colorado Indica
03 - Bier Hoff IPA


Parabéns a Bier Hoff pela coragem em inovar. Uma cerveja bem fora da caixa padrão é um desafio e tanto. O ideal agora é ajustar para que ela fique mais americana ou assumir que é uma inglesa.

Sigo eu, bebendo, degustando, sejam elas mais americanas ou inglesas, não importa.

Até o próximo......

Nenhum comentário:

Postar um comentário