sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Velhas Virgens Rockin' Beer IPA - Cerveja Rock'n Roll

Em uma das viagens para São Paulo fui convidado, pelo cervejeiro caseiro Rodrigo Casarin, a conhecer o Empório Laura Aguiar. Excelente ambiente, simples, com excelentes cervejas, ótimos lanches, serviço de primeira e preços incrivelmente justos. Lá me contaram que esse empório é um dos bares frequentados pelo Paulão e pelo Tuca da banda Velhas Virgens. Em homenagem a eles acabei comprando e bebendo a cerveja Velhas Virgens IPA. Também acabei pedindo ela novamente quando oferecida pelo Have a Nice Beer. Gostei. 


Velhas Virgens IPA - foto by Monich
Destaque já de início para o rótulo, bem ao estilo irreverente dessa lendária banda.
No copo também temos uma bela aparência, com um líquido cobre, quase rubi, bem translúcido e bonito. Um creme perolado claro, bem formado, com boa altura e excelente consistência. Além dessa consistência cremosa a duração também foi fantástica, deixando belas marcas no copo. Belo convite para o primeiro gole. 
Gostei também dos aromas, com destaque para o leve mel e os florais do lúpulo. 
No sabor ela incia com um levíssimo dulçor do malte, lembrando melado. Esse dulçor é logo equilibrado pelo amargor dos bons lúpulos utilizados nessa cerveja. Esse amargor é médio e equilibra perfeitamente. Nada de exageros. O retrogosto é curto e levemente maltado. Aqui talvez faltou um pouco de amargor e um toque mais seco, mas é mais pelo meu gosto.
É uma cerveja de corpo médio, com carbonatação média alta, que agrada e merece ser dividida e bebida ao som das Velhas Virgens no volume máximo. Tá na cara que é uma cerveja feita com bastante cuidado e insumos de primeira. Procure e experimente.

Resumex:
Estilo: 14A. English IPA (há controvérsias)
Álcool (%): 6,50%
Ingredientes: Água, malte de cevada, lúpulo e fermento
Cervejaria: Indústria Brasileira de Cervejas Especiais Com Imp Exp Ltda (Invicta)
Site: http://www.cervejariainvicta.com.br ou http://www.cervejavelhasvirgens.com.br
Localização da Fábrica: Ribeirao Preto - SP
País de origem: Brasil
Tipo de Copo: Pint
Envase: Garrafa
Volume: 600 ml
Temperatura de serviço: entre 5 a 7 graus.
Preço Médio: R$ 18,00
Onde comprar: Em Joinville ainda não encontrei. Alguém já viu ela por Joinville?
Degustada em: 21/09/2012


Curiosidades:
  • Essa cerveja foi produzida para comemorar os 25 anos de estrada da banda Velhas Virgens.
  • A primeira "tiragem" foi de 5 mil garrafas de 600ml cada, vendidas no site da banda, em bares selecionados e cervejarias de todo o Brasil.
  • A receita base dessa cerveja é uma obra de Tuca Paiva, baixista da banda e produtor de cervejas caseiras desde 2009.
  • Conforme informações do próprio pessoal da banda, essa cerveja Velhas Virgens Rockin' Beer harmoniza com mais cerveja.
  • Essa cerveja é produzida em Ribeirão Preto, pela Cervejaria Invicta.
  • O belo rótulo dessa cerveja é uma criação dos designers Ju Vechi e Weberson Santiago.

Mais sobre o Estilo:
Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 14. India Pale Ale - IPA é subdividido em três:
14A. English IPA
14B. American IPA
14C. Imperial IPA
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor. A Velhas Virgens IPA é classificada como 14A. English IPA. Há informações de que essa cerveja possa também ser classificada como 14B. American IPA, mas, na minha opinião, encaixa-se melhor como 14A.
Conforme o BJCP, as cervejas desse estilo normalmente possuem aroma médio ou médio alto de lúpulo de natureza floral, terrosa ou  frutada. A cor varia de âmbar dourado até cobre claro, mas a maioria vai de âmbar pálido a médio e com tons alaranjados. Deve ser límpida, mas pode ser levemente turva caso tenha passado por dry hopping. No sabor deve apresentar lúpulo de médio a alto, com amargor de lúpulo de moderado a assertivo. O sabor do lúpulo deve ser similar ao aroma (floral, terroso, frutado, e/ou levemente gramíneo). O sabor do malte deve ser de médio-baixo a médio-alto, mas deve ser perceptível, agradável e deve dar suporte ao lúpulo. O malte deve apresentar um caráter inglês que lembre pão, biscoito, tostado e/ou caramelo.

Cerveja em Vídeo:
É claro que temos vários vídeos da Banda Velhas Virgens espalhados pelos tubes da vida mas, da cerveja nem tantos. Separei dois deles. Um da cerveja e outro da banda.


Desvendando o segredo da cerveja Velhas Virgens Rockin' Beer IPA.


Velhas Virgens - Pão Com Cerveja




Meu Ranking no Estilo:
Essa é a segunda cerveja degustada nesse estilo e essa já vai para o topo. Vamos atualizar o Ranking no Estilo:
01 - Brooklyn East India Pale Ale
02 - Velhas Virgens Rockin' Beer IPA
03 - Diabólica


Várias bandas já lançaram sua cerveja. Para os fãs das bandas é um prêmio e merecem ter seus líquidos bebidos e suas garrafas guardadas. Os fãs de cerveja também agradecem quando, assim como essa, as cervejas são de ótimo gosto e qualidade. Aos, assim como eu, fãs dos dois (banda e cerveja) é um presente duplo.

Sigo eu, nesse momento, escutando um rock e já bebendo uma cerveja.

Até o próximo......

Nenhum comentário:

Postar um comentário