segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Brooklyn East India Pale Ale. Quantos aromas!

Apreciar e fazer cervejas requer muita dedicação, brigas constantes com a balança, orçamento controlado e direcionado e principalmente envolvimento da família e dos amigos. Sem família e amigos não somos nada. Tenho a sorte de ter muitos bons amigos e mais sorte ainda por ter uma família incrível. Sempre me ajudam e estão ao meu lado. Além disso, já sabem como me agradar. Então quando abri a geladeira e encontrei a Brooklyn East India Pale Ale que ganhei da Mimi de aniversário, refleti como seria difícil sem a parceria da esposa, dos filhos e dos amigos. Um Prosit especial para vocês.

Brooklyn East India Pale Ale - foto by Monich

Incrível a aparência dessa cerveja com um líquido laranja claro bem límpido e brilhoso. Creme perolado de muito boa altura, com excelente consistência e boa duração. Excelentes aromas com toques frutados como laranja, tangerina e maracujá.  Os lúpulos também aparecem bem e de forma cítrica. 
O sabor também chama muita atenção. Consegui sentir sabores frutados como laranja lima. O amargor é bem alto e briga por equilíbrio. O álcool também aparece. O retrogosto é longo, seco e com leve dulçor. É uma cerveja de corpo médio, de carbonatação média, que agrada pela complexidade e pelo equilíbrio entre o dulçor dos maltes e o amargor dos lúpulos. Muito boa cerveja.
Lembrando que cervejas desse estilo podem ser agressivas no amargor para quem está acostumado com cervejas "comuns" padrão. Então, minha sugestão é experimente mas esteja preparado para saber o que vai beber.  

Resumex:
Estilo: 14A. English IPA
Álcool (%): 6,90%
Ingredientes: Água, maltes de cevada, lúpulo e fermento
Cervejaria: Brooklyn Brewery
Site: http://brooklynbrewery.com
Localização da Fábrica: Nova York - EUA
País de origem: Brasil
Tipo de Copo: Pint
Envase: Garrafa
Volume: 355 ml
Temperatura de serviço: entre 5 a 7 graus.
Preço Médio: R$ 8,00
Onde comprar: Em Joinville você encontra ela fácil na maioria das lojas especializadas em cervejas e até em alguns supermercados.
Degustada em: 09/09/2012


Curiosidades:
  • A Cervejaria Brooklyn, na minha opinião, é um exemplo bem interessante de que é possível inovar, arriscar e evoluir criando uma cultura favorável a cerveja. Além de diferentes, eles divulgam informações completas sobre suas cervejas e ainda têm o Sr. Garrett Oliver como mestre cervejeiro, garoto propaganda e famoso por harmonizar cerveja e gastronomia.
  • A Brooklyn East India Pale Ale é produzida com maltes britânicos, trigo e os lúpulos East Kent Golding, Willamette, Northdown e Centennial, gerando 47 Ibus.
  • Essa cerveja já recebeu prêmios importantes como:
    Medalha de Prata no 
    World Beer Championships de 2012
    Medalha de Ouro no  
    World Beer Championships de 2010

Mais sobre o Estilo:
Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 14. India Pale Ale - IPA é subdividido em três:
14A. English IPA
14B. American IPA
14C. Imperial IPA
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor. A Brooklyn East India Pale Ale é classificada como 14A. English IPA.
Conforme o BJCP, as cervejas desse estilo normalmente possuem aroma médio ou médio alto de lúpulo de natureza floral, terrosa ou  frutada. A cor varia de âmbar dourado até cobre claro, mas a maioria vai de âmbar pálido a médio e com tons alaranjados. Deve ser límpida, mas pode ser levemente turva caso tenha passado por dry hopping. No sabor deve apresentar lúpulo de médio a alto, com amargor de lúpulo de moderado a assertivo. O sabor do lúpulo deve ser similar ao aroma (floral, terroso, frutado, e/ou levemente gramíneo). O sabor do malte deve ser de médio-baixo a médio-alto, mas deve ser perceptível, agradável e deve dar suporte ao lúpulo. O malte deve apresentar um caráter inglês que lembre pão, biscoito, tostado e/ou caramelo.

Cerveja em Vídeo:
Muitos vídeos sobre a Brooklyn mas, mesmo pesquisando bastante, não encontrei nada oficial específico sobre a Brooklyn East India Pale Ale. Então separei um bem legal abaixo e também um link para a página de vídeos da cervejaria.


Brooklyn Brewery Brewmaster.




Clique e veja a página de Vídeos oficiais da Brooklyn Brewery


Meu Ranking no Estilo:
Essa é a segunda cerveja degustada nesse estilo e essa já vai para o topo. Vamos atualizar o Ranking no Estilo:
01 - Brooklyn East India Pale Ale
02 - Diabólica


Eu fico pensando, que bom que tem tanta cerveja boa chegando e também sendo produzida por aqui. E aí também penso, que ruim que ficamos tanto tempo vendados.

Sigo eu, já sem vendas nos olhos e, sempre que possível, ajudando a tirar as vendas dos olhos dos amigos.

Até o próximo......

Nenhum comentário:

Postar um comentário