Way Beer Cream Porter |
Muito boa aparência. Líquido escuro que contra a luz fica um belo rubi escuro. Creme bege, com uma boa formação e altura, muita consistência e ótima duração. Bons aromas de chocolate e café, com toque de fermento também. No sabor o café e o chocolate se destacam, o amargor também é legal e surpreendente. Mas senti uma leve adstringência. que de vez em quando apareceu. Retrogosto longo, levemente torrado e sedoso. Cerveja de corpo médio alto, com carbonatação média baixa, que agrada bastante. Boa representante do estilo. Gostei bastante.
Resumex:
Estilo: 12C. Baltic Porter
Álcool (%): 5,60 %
Álcool (%): 5,60 %
Ingredientes: Maltes, aveia, lúpulos, água e levedura.
Localização da Fábrica: Pinhais - PR
Tipo de Copo: Caldereta
Temperatura de serviço: entre 5°C. e 7°C
Temperatura de serviço: entre 5°C. e 7°C
Envase: garrafa
Volume: 310 ml
Volume: 310 ml
Preço Médio: R$ 15,00
Onde comprar: Em Joinville você encontra fácil essa cerveja em Joinville no Mais Bier, No Dublin, no Opa Store e também do Beer Code do Garten Shopping.
Degustada em: 22/09/2011.
Curiosidades:
- A Cream Porter da Way é uma cerveja de alta fermentação. Em sua produção são utilizados maltes tostados e caramelizados, aveia, lúpulos ingleses, levedura Ale inglesa e água.
- A Way Cream Porter é uma cerveja encorpada como as Porters do século 18, reforçadas para encarar longas viagens pelos mares do norte europeu, em especial o Mar Báltico. Os maltes caramelizados e tostados, enriquecidos com aveia selecionada, dão à Cream Porter complexidade e uma cremosidade única. Com cor escura, possui aromas que lembram café, chocolate e frutas secas.
Fonte: http://www.waybeer.com.br/cerveja/cream-porter/. - O estilo Porter foi bastante popular nos séculos 18 e 19 na Grã-Bretanha. O nome está relacionado com os trabalhadores dos portos, em especial o londrino, que faziam misturas de cervejas para obter uma bebida escura e mais alcoólica. A Baltic Porter nasce em seguida, para atender a demanda dos países com costa no Mar Baltico, e se consolida como um estilo próprio.
Mais sobre o Estilo:
Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 12. Porter é subdividido em seis:
12A. Brown Porter
12B. Robust Porter
12C. Baltic Porter
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor. A Way Beer Cream Porter é classificada como 12C. Baltic Porter. Conforme Ronaldo Morado, no livro "Larousse da Cerveja", as cervejas desse estilo são bem menos amargas, mais claras e com mais álcool. Por origem, são cervejas tradicionais dos países do Mar Báltico (Suécia, Finlândia, Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia e Rússia), derivadas das Porter Inglesas, mas influenciadas pelas Imperial Stout.
Cerveja em Vídeos:
Já postei esse vídeo mas, como não encontrei outro, vamos repetir poque vale a pena:
Semana da Cerveja CWB Gourmet - Way Beer
Ranking no Estilo:
Apesar de já ter bebido muitas cervejas diferentes é incrível como ainda encontro cervejas de estilos que ainda não havia experimentado. Essa é a primeira Baltic Porter então é hora de criar um novo ranking no estilo.
1 - Way Beer Cream Porter.
Sigo eu, contente pelo tanto de boas cervejas que estão aparecendo por aqui.
Até o próximo...
Nenhum comentário:
Postar um comentário