terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Mastra Roja - Presente Uruguaio

Amigo é amigo. O Felipe e a Karen foram de lua de mel para o Uruguai. Mesmo entre passeios e muita diversão eles lembraram de comprar um kit de cervejas da Mastra para nós. Logo que voltaram apareceram lá em casa e deixaram o presente completo. Das cervejas do kit, já havia degustado algumas, mas essa Mastra Roja foi a primeira vez. Muito obrigado Felipe e Karen. A família Monich agradece e informa que vocês têm muito crédito na casa. 


Mastra Roja - foto by Monich

Gosto dessas garrafas pequenas que deixam a impressão de cerveja simples, caseira, feito de forma artesanal mesmo.
Na aparência um líquido cobre escuro e translúcido. Creme Bege, com boa altura e consistência mas pouca duração.
Os aromas são de cerveja caseira, com toques de fermento e caramelo e uma leve acidez. No sabor o amargor médio baixo aparece logo no início com toques floral. Senti um gosto de uva e vinho além do álcool que também aparece. O retrogosto é avinhadado. O corpo dessa cerveja é de médio para leve e a carbonatação é média baixa. Esperava um corpo um pouco maior pelo estilo. Ela acaba sendo levemente aguada. Mesmo assim é uma boa cerveja e deixa a impressão de ser caseira mesmo, feita com cuidado e carinho.


Resumex:
Estilo: 9E. Strong Scotch Ale
Álcool (%): 6,2%
Ingredientes: Água, malte, lúpulo, clarificante, levedura e açúcar.
Cervejaria: 
Cerveceria Artesanal del Uruguay SRL.
Site: http://www.mastra.com.uy
Localização da Fábrica: Montevideo - Uruguai
Tipo de Copo: Taça
Temperatura de serviço: entre 7 a 9 graus.
Envase: Garrafa

Volume: 330 ml
Preço Médio: R$ 10,00 (acho que eu vi por esse preço)
Onde comprar: 
 Em Joinville já encontrei no quiosque do Beer Code no Joinville Garten Shopping.
Degustada em: 27/08/2012


Curiosidades:
  • No Website da Mastra encontrei as seguintes informações: IBU: 26; SRM: 30; DO: 1058; DF: 1012; alcohol: 6,2%.
  • Na receita da Mastra Roja são utilizados lúpulos alemães e ingleses.
  • Conforme informações da própria Cervejaria a Mastra é a primeira cerveja "puro malte" fabricada no Uruguai.
  • As cervejas produzidas pela Mastra não são pasteurizadas e, em função disso, oferecem ao público a tradição da cerveja em seu estado natural.
  • As cervejas produzidas pela Mastra são fermentadas durante 7 dias, maturadas a uma baixa temperatura por mais 7 dias e são carbonatadas naturalmente durante um período de 25 dias. O gás presente na Mastra é gerado por uma segunda fermentação que ocorre na garrafa.

Mais sobre o Estilo:
Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 9 Scottish Anda Irish Ale é subdividido em cinco:
9A. Scottish Light 60
9B. Scottish Heavy 70

9C. Scottish Export 80
9D. Irish Red Ale

9E. Strong Scotch Ale
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor. A Mastra Roja é classificada como 9E. Conforme tradução do BJCP, cervejas desse estilo possuem aroma maltoso e com caramelo  aparente. O líquido possui cor de cobre claro a castanho escuro, frequentemente com reflexos rubi profundos. É límpida e normalmente possui um colarinho bege e volumoso. O sabor é ricamente maltoso, com caramelização, notas de malte torrado ou de fumaça podem estar presentes. Sabor e amargor de lúpulo de baixo a médio baixo, portanto o sabor do malte deve dominar.

Cerveja em Vídeos:
Encontrei esse vídeo no website da cervejaria e vale a pena ver.

Mastra - Cerveja Artesanal



Ranking no Estilo:
Essa é a terceira Strong Scotch Ale que eu degusto. Essa perde um pouco das demais então, vamos atualizar o ranking no estilo:
01 - Bodebrown Wee Heavy
02 – Stark Bier
03 - Mastra Roja

Sigo eu, contente por poder contar com os amigos.

Até o próximo.....

2 comentários:

  1. olá Monich. Tomei esta Roja e a Negra (stout) também no Uruguai. A Negra infelizmente parecia muito com a minha primeira tentativa de irish dry stout, bem aguada e com retrogosto torrado forte demais.

    a Roja gostei bastante, achei também que parece cerveja artesanal mesmo. Talvez eu tenha gostado porque tomei a Negra antes e me decepcionei. Mas esta Roja achei boazinha.

    Vale lembrar que o mercado de cervejas artesanais está muito fraco ainda no Uruguai, não há concorrentes também. E li em alguns lugares que eles tem até dificuldade de conseguir matéria-prima viável as vezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Darwin, ganhei algumas de um amigo meu que é Uruguaio e também encontrei algumas no Beer Code no passado. Elas realmente parecem caseiras e na maioria das vezes com residual de levedura no fundo da garrafa. Algumas estavam boas, outras não. É provável também que tenham sofrido com o deslocamento. O ideal é bebermos elas lá mesmo. Talvez estejam mais frescas.
      Quanto a matéria-prima, realmente eles devem sofrer assim como a maioria das micros por aqui, principalmente com lúpulo. Mas é assim mesmo, precisam ir resolvendo as coisas aos poucos.
      Um abraço e saúde.
      Monich

      Excluir