terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Curte Canela?? Tem na Baden Baden Golden Ale!

Preciso iniciar pedindo desculpas pois perdi alguns dos retratos que tirei de algumas cervejas. Então, para não ficarmos sem fotos, tirei só da garrafa mesmo. Foi mal...


Gosto é gosto! Há os que preferem, como eu, cervejas mais amargas e um pouco mais carregadas de lúpulo. Mas também há os que preferem as cervejas que tendem a ser mais "doces" e não estou falando das Malzbier.
Apesar de curtir as mais amargas, gosto dessas cervejas que arriscam com especiariais. Às vezes agradam, outras não, mas o que seriam das bananas se todos gostassem só de laranja?? Para quem curte uma cerveja não tão amarga (Casca essa é pra ti), não pode deixar de experimentar a Baden Baden Golden Ale.
Baden Baden Golden Ale By Monich
Essa cerveja apresentou um líquido dourado claro com média transparência. O creme, de cor branca, subiu bem e tinha uma excelente consistência e de média persistência.
Pela primeira vez senti aroma de canela em uma cerveja. Também senti outro aroma doce parecendo mel e um pouco de fermento de pão. O aroma já denuncia que não teremos muito amargor nessa cerveja porque não há sinais de lúpulo.
O dulçor do malte, da canela e “talvez” mel, se apresentam e destacam.
Mas também percebe-se o trigo, porém bem levemente inserido e por último também são perceptíveis alguns frutados, porém não consegui separar os sabores.
Cerveja de médio corpo, leve carbonatação e um retrogosto bem adocicado.
Se fosse servida quente seria, com certeza, um excelente chá. E isso não é crítica. Realmente é uma cerveja bem diferenciada. Um tanto desequilibrada puxando um pouco a mais para o doce mas certamente tem seu valor.
Entendo que preferências são preferências. O que não é preferido nem sempre é ruim.
Eu prefiro as bem lupuladas, mas gostei dessa cerveja.


Resumex:
Álcool (%):  4,5 %
Ingredientes: Água, malte de Trigo, malte de cevada, carboidratos, extrato de malte,  lúpulo, antioxidante INS 316, estabilizante INS 305, Canela e extrato natural de frutas silvestres.
Cervejaria: Baden Baden
Grupo: Schincariol
Site: http://www.badenbaden.com.br/
Estilo: 6A. Cream Ale
Tipo de Copo: Tulipa
Volume:  600 ml
Temperatura de serviço: 3 a 5 graus (conforme website do  fabricante), 4 a 7 (conforme rótulo)
Preço Médio: R$ 11,50
Onde comprar: Em Joinville tem no Angeloni ou na Brothaus.
País de origem: Brasil
Localização da Fábrica: Campos do Jordão - São Paulo
Degustada em: 24/10/2010.


Mais sobre o Estilo:
Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 6. Ligth Hybrid Beer é subdividido em quatro:
6A. Crem Ale
6B. Blond Ale
6C. Kölsch
6D. American Wheat or Rye Beer
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor.
A Baden Baden Golden Ale é classificada como 6A - Cream Ale.
Conforme Ronaldo Morado, no livro "Larousse da Cerveja", cervejas desse estilo são claras, com boa carbonatação (daí a palavra Cream) e aroma levemente adocicado.


Curiosidades:
No Website da Baden Baden você encontra sugestões de harmonizações com as cervejas da marca. Para a Golden Ale a sugestão é harmonizar com frutos do mar, especialmente camarão, sobremesas a base de frutas e queijos como gruyère e gouda.


Cerveja em Vídeos:
Não encontrei nada oficial, mas como perdi as fotos que tirei, o vídeo a seguir dá uma boa idéia visual da aparência da cerveja.




Meu Ranking no Estilo:
Mais um ranking moleza. Como essa é a única do estilo que já provei (por enquanto) ela fica no topo do pódium. Vejam o ranking no estilo:
01 – Baden Baden Golden Ale


Eu entendo que esse é o espírito cervejeiro. Agradar a todos os gostos e preferência e reunir as pessoas para beber e divertir.
Sigo eu, procurando cervejas diferentes e degustando todas que posso.
Até o próximo...

4 comentários:

  1. Achei muito ruim a Golden...

    http://cervejariadoguga.blogspot.com.br/2013/09/baden-baden-golden-ale.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo, obrigado pelo acesso e comentário.
      Realmente ela é bem adocicada e um tanto enjoativa.
      Mas, toda experiência é válida. Nem todas são positivas.
      Um abraço e saúde.
      Monich

      Excluir
  2. Eu já gostei muito. Foi a primeira cerveja que tomei além daquelas de milho... Kkk mas agora vou passar a conhecer cervejas diferentes... O que me indicam??

    ResponderExcluir