quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Pilsen de Verdade? Wernergrüner Pils Legende.

Verdade. Várias das Pilsen que tomamos não são realmente consideradas como Pilsen.
Aliás, poucas delas realmente o são. 
Mesmo com origem na cidade de Pilsen, na Boêmia, atual República Checa, o estilo Pilsen já dominou o mundo. Os alemães também a produzem e muito bem. Conheça então a Wernesgrüner Pils Legende uma legítima Pilsen alemã.
Wernesgrüner By Monich
O que mais agradou nesse cerveja é o amargor bem característico.
Aromas bem pronunciados característicos do malte e um pouco de floral do lúpulo.
A aparência também é destaque com um líquido dourado claro, creme branco de média altura, boa consistência e média duração.
No sabor, o amargor já inicia mostrando força e o dulçor do malte fica bem equilibrado mas em segundo plano. De retrogosto ficou um adocicado e seco.
É uma cerveja leve, refrescante mas que facilmente é diferenciada pelo amargor. Tem média carbonatação.
A sensação é de realmente estar tomando uma cerveja. Tanto o malte como o lúpulo podem ser percebidos. Para o meu gosto o amargor está no ponto. Nem muito, nem pouco.
Mesmo importada ainda possui um custo razoável. De qualquer forma, comprar uma caixinha não fica tão barato. Com promoção vai para a lista de compras, com certeza.

Resumex:
Estilo: 2A. German Pilsner (Pils)
Álcool (%):  4,9 %
Ingredientes: Água, malte, lúpulo e extrato de lúpulo.
Cervejaria: Wernesgrüner Brauerei
Localização da Fábrica:  Wernesgrün - Alemanha
País de origem: Alemanha
Tipo de Copo: Pilsner
Temperatura de serviço: entre 0 a 4 graus
Volume:  330 ml
Preço Médio: R$ 4,50
Onde comprar: Encontrei em promoção no Angeloni em Joinville.
Degustada em: 30/10/2010

Mais sobre o Estilo:
Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 2. Pilsner é subdividido em três:
2A. German Pilsner - Pils
2B. Bohemian Pilsener
2C. Classic American Pilsner
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor. A Wernesgrüner é classificada como 2A - German Pilsner - Pils. Conforme Ronaldo Morado, no livro "Larousse da Cerveja", as cervejas desse estilo possuem um caráter menos maltado e mais lupulado. COm espuma branca, cremosa e persistente.

Curiosidades:
  • A Wernesgrüner é uma cerveja que concorre com a Bitburger na Alemanha, sendo menos amarga que esta. A história desta cervejaria começa em 18 de março de 1436, mais de quatro séculos antes do surgimento da cerveja tipo pilsen, quando foi fundada pelos irmãos Schorer. Após a segunda guerra mundial foi estatizada, sendo privatizada novamente somente no final do século passado.
  • Pelo fato da cervejaria ser localizada no leste da Alemanha, região ocupada por tropas soviéticas após a segunda guerra mundial, ficou sujeita a regras comunistas durante muito tempo e desta forma, enfrentou muitas dificuldades para promover os seus produtos. Após a queda do muro, esta cervejaria adquiriu forças novamente e hoje é exportada para muitos países e com isso hoje já é possível encontrar fãs no mundo todo.
  • Até hoje, a cervejaria realiza eventos na cidade de Wernesgrün demonstrando como a cerveja era feita antigamente e como era distribuída. Os barris são colocados em cima de charretes e cavalos gigantes fazem um desfile pelas ruas da cidade entregando as cervejas.
  • Limpeza acima de tudo: todas os engenheiros de produção ou técnicos que são contratados, começam na empresa limpando o chão da cervejaria, para aprenderem desde o início que o mais importante em uma cervejaria é a limpeza.
  • A Wernesgrüner é produzida na cidade de Wernesgrün. Notem que é comun colocar o nome da cerveja com o nome da cidade incorporando o "er" ao fim para denotar "de".

Cerveja em Vídeo:
Encontrei vários vídeos da Wernesgrüner. Selecionei dois que chamaram atenção. Mas no website oficial da cervejaria há um espaço só de vídeos muito bons.

Insumos de qualidade.

Diversão e Alegria


Meu Ranking no Estilo:
Algo me diz que esse ranking vai crescer bastante. Por enquanto temos apenas uma degustada que fica no topo no ranking no estilo. Veremos por quanto tempo.
01 - Wernesgrüner

Sigo eu, descansando em novo período de férias, degustando pouco, escrevendo muito e aproveitando o máximo porque logo logo começa tudo de novo.
Até o proximo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário