segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Cerveja com toques de Whisky? Bavaria 8.6 Special Blond Beer

Em outubro de 2010 eu soube que tinha uma exposição de algumas cervejas no supermercado Angeloni e algumas estavam sendo abertas para degustação. Fui lá dar uma olhada se tinha algo diferenciado. Bazinga! Tinha mesmo um balcão com vários copos e cervejas diferentes. Aproveitei e comprei uma lata da Bavaria 8.6 Special Blond Beer. Só para entendermos essa não é uma cerveja comum. Não é a já conhecida "Bavária". Essa é produzida em Lieshout, uma pequena aldeia no sul da Holanda com cerca de 4.300 habitantes e que hoje faz parte do município de Laarbeek. Hoje porque antes de 1997 Lieshout era município.

Paisagem comum em Lieshout - Holanda

Comprei a cerveja porque degustei bem pouquinho no supermercado e a degustadora informou que essa cerveja tinha um sabor de whisky.

Bavaria 8.6 Special Blond Beer By Monich
Os aromas são bem diferentes do que estou acostumado. Senti um amadeirado que parecia carvalho, um toque de whisky e algum frutado que não identifiquei.
A aparência é um tanto estranha já que o líquido possui um dourado bonito só que o creme branco sobe pouco, tem uma consistência fraca e dura pouco também.
O sabor é forte com o malte em destaque, mas também é possível sentir um toque de whisky, um amargo de lúpulo e a potência alcoólica. De retrogosto fica um amargo alcoólico.
Cerveja encorpada, de média carbonatação, um tanto forte e que deve se tomada devagar.
Realmente parece que a cerveja foi maturada em barris de carvalho utilizados anteriormente com whisky. É uma sensação diferente beber cerveja aos pouquinhos. Nada de espetacular mas é uma boa experiência.
Aqui no Brasil o custo não é o que atrai. Então vale uma para experimentar. Talvez compraria só mais uma para relembrar do gosto mas não dá para ter sempre em casa não.

Resumex:
Álcool (%):  7,90 %
Ingredientes: Água mineral natural, malte de cevada, trigo e lúpulo.
Cervejaria: Bavaria Brouwerij N.V.
Estilo: 23. Specialty Beer – Malt Liquor
Tipo de Copo: Tulipa
Volume:  500 ml
Temperatura de serviço: entre 5 a 7 graus
Preço Médio: R$ 10,20
Onde comprar: Em Joinville encontrei somente no Angeloni.
País de origem: Holanda
Localização da Fábrica: Aldeia de Lieshout na cidade de Laarbeek - Holanda
Degustada em: 07/11/2010.

Curiosidades:
  • A Bavaria 8.6 Special Blond Beer é ideal para acompanhar grelhados, pratos apimentados, frutos do mar e queijos azuis.
  • A Bavaria é a cervejaria mais antiga da Holanda ainda em operação. Ela foi aberta em 1719, ano inicial da produção da 8.6.
  • A cervejaria Bavaria tem um marketing agressivo e é bem conhecida por patrocinar vários eventos automobilísticos.
Mais sobre o Estilo:
Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) Specialty Beer não é um estilo e sim uma categoria. Nela são colocadas todas as cervejas que não pertencem aos demais estilos. Conforme Ronaldo Morado, no livro "Larousse da Cerveja", alguns exemplos dessas bebidas se apresentam com denominações próprias como:
Honei Beer
Imperial Porter
Classic American Cream Ale
Non-alcoholic-Beer
Malzbier
Malt Liquor
English Pale Mild
Isso não determina que não sejam excelentes cervejas. Apenas não possuem estilos próprios.
De qualquer forma elas devem usar no mínimo 20% de malte de cevada em sua produção e não devem ser nem parecer artificiais.

Cerveja em Vídeos:
Não encontrei um comercial específico da 8.6 Special Blond, mas encontrei vários da Bavaria. Selecionei três.

Homem de verdade bebe Bavaria


Água Pura


Paródia com a Heineken


Ranking no Estilo:
Bem, já que Specialty Beer não é um estilo e sim uma classificação, vou utilizar um ranking por denominação. Esse então é o ranking para 23. Specialty Beer - Malt Liquor:
1 - Bavaria 8.6 Special Blond Beer

É muuuuuuuita cerveja diferente não é? Ainda bem. Assim temos muito "trabalho" para degustar o máximo possível.
Sigo eu, fazendo esse esforço todo de degustar diferentes cervejas e postar aqui.
Até o próximo....

Um comentário: