quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Guinness é nome de Livro ou Cerveja? Os dois!

Se você só conhece o Guinness Book precisa também conhecer a cerveja Guinness. Até porque ela é mais antiga que o livro e suas histórias se cruzam.
Quem já tomou sabe bem que não é só uma cerveja. É todo o ritual para servir, ver o espetáculo da formação do creme com a utilização do nitrogênio. Não deixe de degustar a Guinness Draught.


Guinness Draught By Monich
Toda lata da Guinness Draught vem com uma bolinha dentro. Nessa bolinha há o nitrogênio que é acionado quando a lata é aberta. Ele é responsável pelo efeito.

Preferi despejar o líquido todo em um copo de Weizen para apreciar melhor o visual. Acho que as fotos deram uma ideia do que é esse efeito simplesmente Fantástico. O show de formação do creme é realmente único. O líquido bem escuro, creme bem marrom com uma espuminha branca que sobe muito bem, é bastante denso e dura até o final da cerveja.

Efeito Cascata da Guinness
Efeito cascata da Guinness


Efeito cascata da Guinness
Os aromas já não acompanham o espetáculo. É possível sentir o malte tostado, chocolate amargo, café expresso e um creme de leite, mas todos um tanto fracos.
O sabor é único com notas de torrado, café e chocolate. Porém ela é bastante seca e amarga. O retrogosto é bem seco. 
Apesar de parecer uma cerveja muito encorpada, pela sua densidade, é leve e refrescante. Chega a ser até um tanto aguada. A falta de carbonatação pede uma degustação rápida.
A sensação é estranha mas boa. É realmente uma cerveja para quem já está acostumado a degustar. Seu amargor e a sensação seca podem assustar iniciantes.
Confesso que tenho vontade de degustar novamente, mesmo com o alto custo. Vamos aguardar uma promoção.

Resumex:
Estilo: 13A. Dry Stout
Álcool (%):  4,2 %
Ingredientes: Água, malte, cereais não maltados, lúpulo e gás propulsor nitrogênio.
Cervejaria: St. Jame's Gate.
Localização da Fábrica:  Dublin - Irlanda
País de origem: Irlanda
Tipo de Copo: Pint
Temperatura de serviço: entre 8 a 12 graus
Volume:  440 ml
Preço Médio: R$ 10,20
Onde comprar: Em Joinville, encontrei no Angeloni.
Degustada em: 13/11/2010

Mais sobre o Estilo:
Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 13. Stout é subdividido em seis:
13A. Dry Stout
13B. Sweet Stout ou Cream Stout
13C. Oatmeal Stout
13D. American Stout
13D. Russian Imperial Stout
13E. American Stout
13F. Russian Imperial Stout
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor. A Guiness Draught é classificada como 13A, sendo uma das referências mundiais nesse estilo. Conforme Ronaldo Morado, no livro "Larousse da Cerveja", as cervejas desse estilo possuem graduação alcoólica entre 4% e 5%. São similares ao estilo Portes porém mais encorpadas e cremosas. São também amargas e secas com espumas que podem ir do claro ao marrom. No sabor lembram cappuccino e com toques discretos de chocolate ou cacau. 

Curiosidades:
  • A cerveja irlandesa começou sua história no dia 31 de dezembro de 1759 no coração da cidade de Dublin - em St. Jame’s Gate - onde Arthur Guinness alugou um galpão e os terrenos que o circundavam por míseros £45 ao ano, em um contrato de arrendamento de 9 mil anos, de uma família inglesa, que não acreditava no sucesso da empresa, iniciando assim a produção de suas próprias cervejas, lançadas inicialmente no mercado com o nome de GUINNESS PORTER e GUINNESS ALE.
  • Em 10 de Novembro 1951,Sir Hugh Beaver, diretor administrativo da cervejaria Guinness, participou numa caçada e acabou envolvendo-se numa discussão: qual seria a ave de caça mais veloz da Europa – a tarambola ou o tetraz. Foi assim que se deu conta que um livro que fornecesse respostas para este tipo de perguntas talvez fizesse sucesso. A ideia de Sir Hugh tornou-se realidade quando Norris McWhirter e Ross McWhirter, que administravam uma agência de apuração de fatos em Londres, foram contratados para fazer uma coletânea que viria a tornar-se o Guinness Book of Records. A primeira edição foi publicada em 27 de agosto de 1955 e, no Natal daquele ano, já havia chegado ao topo da lista dos mais vendidos do Reino Unido.
  • Quando adotou a Harpa Irlandesa como símbolo em 1862, e registrada em 1876, GUINNESS já fazia parte da vida dos irlandeses. A tradicional inspira-se na Harpa O’Neill (também conhecida como Harpa de Brian Boru) feita no século 17 ou no 18.
  • Acesse http://www.mundodasmarcas.blogspot.com/2006/05/guinness-nctar-irlands.html e conheça mais sobre a história e curiosidades da Guinness.
Cerveja em Vídeo:
Sem dúvidas a Guinness não é só boa em fazer cerveja. Os comerciais da Guinness também dão um show. É difícil selecionar apenas alguns, mas vamos lá.


Guinness Evolution


Admirável Mundo Novo Guinness


Guinness e os Pinguins


Dê um Tempo para Guinness

Guinness para Adultos


Meu Ranking no Estilo:
Por enquanto está muito fácil. É a primeira a ser degustada nesse estilo e fica no topo no ranking no estilo:
01 - Guinness Draught

Sigo eu, bem entusiasmado com tanta cultura cervejeira e contente por encontrar boas cervejas do mundo todo.
Até o proximo...

2 comentários:

  1. Experimente também a Murphy`s, é uma cerveja no mesmo estilo (dry stout), com um custo semelhante ao da Guiness. Pessoalmente, gosto mais desta (Murphy`s) que a Guiness! @dfujihara

    ResponderExcluir
  2. @dfujihara, muito obrigado pela dica.
    Já coloquei na lista.
    Pósto assim que degustar.
    Um abraço e excelentes cervejas!

    ResponderExcluir