Se você só conhece o Guinness Book precisa também conhecer a cerveja Guinness. Até porque ela é mais antiga que o livro e suas histórias se cruzam.
Quem já tomou sabe bem que não é só uma cerveja. É todo o ritual para servir, ver o espetáculo da formação do creme com a utilização do nitrogênio. Não deixe de degustar a Guinness Draught.
Toda lata da Guinness Draught vem com uma bolinha dentro. Nessa bolinha há o nitrogênio que é acionado quando a lata é aberta. Ele é responsável pelo efeito.
Quem já tomou sabe bem que não é só uma cerveja. É todo o ritual para servir, ver o espetáculo da formação do creme com a utilização do nitrogênio. Não deixe de degustar a Guinness Draught.
Guinness Draught By Monich |
Preferi despejar o líquido todo em um copo de Weizen para apreciar melhor o visual. Acho que as fotos deram uma ideia do que é esse efeito simplesmente Fantástico. O show de formação do creme é realmente único. O líquido bem escuro, creme bem marrom com uma espuminha branca que sobe muito bem, é bastante denso e dura até o final da cerveja.
Efeito Cascata da Guinness |
Efeito cascata da Guinness |
Efeito cascata da Guinness |
O sabor é único com notas de torrado, café e chocolate. Porém ela é bastante seca e amarga. O retrogosto é bem seco.
Apesar de parecer uma cerveja muito encorpada, pela sua densidade, é leve e refrescante. Chega a ser até um tanto aguada. A falta de carbonatação pede uma degustação rápida.
A sensação é estranha mas boa. É realmente uma cerveja para quem já está acostumado a degustar. Seu amargor e a sensação seca podem assustar iniciantes.
Confesso que tenho vontade de degustar novamente, mesmo com o alto custo. Vamos aguardar uma promoção.
Resumex:
Estilo: 13A. Dry Stout
Álcool (%): 4,2 %
Ingredientes: Água, malte, cereais não maltados, lúpulo e gás propulsor nitrogênio.
Cervejaria: St. Jame's Gate.
Site: http://www.guinness.com/
Localização da Fábrica: Dublin - Irlanda
País de origem: Irlanda
Tipo de Copo: Pint
Temperatura de serviço: entre 8 a 12 graus
Volume: 440 ml
Preço Médio: R$ 10,20
Onde comprar: Em Joinville, encontrei no Angeloni.
Degustada em: 13/11/2010
Mais sobre o Estilo:
Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 13. Stout é subdividido em seis:
13A. Dry Stout
13B. Sweet Stout ou Cream Stout
13C. Oatmeal Stout
13D. American Stout
13D. Russian Imperial Stout
13E. American Stout
13F. Russian Imperial Stout
13D. American Stout
13D. Russian Imperial Stout
13E. American Stout
13F. Russian Imperial Stout
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor. A Guiness Draught é classificada como 13A, sendo uma das referências mundiais nesse estilo. Conforme Ronaldo Morado, no livro "Larousse da Cerveja", as cervejas desse estilo possuem graduação alcoólica entre 4% e 5%. São similares ao estilo Portes porém mais encorpadas e cremosas. São também amargas e secas com espumas que podem ir do claro ao marrom. No sabor lembram cappuccino e com toques discretos de chocolate ou cacau.
Curiosidades:
- A cerveja irlandesa começou sua história no dia 31 de dezembro de 1759 no coração da cidade de Dublin - em St. Jame’s Gate - onde Arthur Guinness alugou um galpão e os terrenos que o circundavam por míseros £45 ao ano, em um contrato de arrendamento de 9 mil anos, de uma família inglesa, que não acreditava no sucesso da empresa, iniciando assim a produção de suas próprias cervejas, lançadas inicialmente no mercado com o nome de GUINNESS PORTER e GUINNESS ALE.
- Em 10 de Novembro 1951,Sir Hugh Beaver, diretor administrativo da cervejaria Guinness, participou numa caçada e acabou envolvendo-se numa discussão: qual seria a ave de caça mais veloz da Europa – a tarambola ou o tetraz. Foi assim que se deu conta que um livro que fornecesse respostas para este tipo de perguntas talvez fizesse sucesso. A ideia de Sir Hugh tornou-se realidade quando Norris McWhirter e Ross McWhirter, que administravam uma agência de apuração de fatos em Londres, foram contratados para fazer uma coletânea que viria a tornar-se o Guinness Book of Records. A primeira edição foi publicada em 27 de agosto de 1955 e, no Natal daquele ano, já havia chegado ao topo da lista dos mais vendidos do Reino Unido.
- Quando adotou a Harpa Irlandesa como símbolo em 1862, e registrada em 1876, GUINNESS já fazia parte da vida dos irlandeses. A tradicional inspira-se na Harpa O’Neill (também conhecida como Harpa de Brian Boru) feita no século 17 ou no 18.
- Acesse http://www.mundodasmarcas.blogspot.com/2006/05/guinness-nctar-irlands.html e conheça mais sobre a história e curiosidades da Guinness.
Cerveja em Vídeo:
Sem dúvidas a Guinness não é só boa em fazer cerveja. Os comerciais da Guinness também dão um show. É difícil selecionar apenas alguns, mas vamos lá.
Guinness Evolution
Admirável Mundo Novo Guinness
Guinness para Adultos
Por enquanto está muito fácil. É a primeira a ser degustada nesse estilo e fica no topo no ranking no estilo:
01 - Guinness Draught
Sigo eu, bem entusiasmado com tanta cultura cervejeira e contente por encontrar boas cervejas do mundo todo.
Até o proximo...
Até o proximo...
Experimente também a Murphy`s, é uma cerveja no mesmo estilo (dry stout), com um custo semelhante ao da Guiness. Pessoalmente, gosto mais desta (Murphy`s) que a Guiness! @dfujihara
ResponderExcluir@dfujihara, muito obrigado pela dica.
ResponderExcluirJá coloquei na lista.
Pósto assim que degustar.
Um abraço e excelentes cervejas!