terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

E Coruja é nome de cerveja? Lógico que é! Coruja Extra Viva

Quando eu soube que um amigo lá da "Firma" estava indo bastante para Porto Alegre a trabalho chamei ele e disse. Neghe, faz um favor? Traz uma Coruja? O que? Cerveja Coruja. Ah tá. Beleza.
Como eu não tinha o vasilhame foram 10 pilas a mais mas valeu a pena. O Negherbon, vulgo "Magoo" trouxe ela no avião e cuidou para não ficar muito tempo sem resfriar. Valeu Neghe, quem tem amigos tem tudo. Essa Coruja Extra Viva é realmente muito boa.

Coruja Extra Viva By Monich
Não tem como começar a conversa sem falar do casco. É realmente um charme da Coruja. Os vidros que parecem de remédio com o rótulo serigrafado no próprio casco demonstram todo um cuidado especial da cervejaria.
Os aromas não desprenderam tanto e senti malte, um leve floral e um doce de melado ou mel.
Linda aparência com um líquido dourado bem brilhante creme quase branco, um tanto amarelado que subiu muito, mesmo com a cerveja bem gelada, com uma consistência espetacular e que durou bastante. É o que se espera de toda cerveja desse estilo.
Percebe-se que essa cerveja é feita com bastante malte pois a potência no sabor é diferente. O adocicado inicial é logo equilibrado com um amargor bem acentuado mas muito bom. De retrogosto fica o amargor do lúpulo
É uma cerveja de bom corpo, muito refrescante e de boa carbonatação. O álcool, mesmo alto com 6,5% está bem equilibrado.
É preciso entender que é uma cerveja “chopp”, não pasteurizada e que precisa ser degustada logo para manter seu frescor. Sinceramente fazia tempo que não encontrava uma cerveja tão saborosa e equilibrada.
Não é fácil encontrá-la por aqui e também seu custo não é tão acessível, então não sei quando vou degustar outra. De qualquer forma é uma cerveja de respeito.


Resumex:
Estilo: 1C. Premium American Lager
Álcool (%): 6,50%
Ingredientes: Água cervejeira, maltes especiais, lúpulos importados e fermentos lager.
Cervejaria: Bebidas Coruja Ltda
Localização da Fábrica: Pelo que verifiquei a Coruja é de Porto Alegre mas a que tomei foi fabricada em Forquilhinha - SC
País de origem: Brasil
Tipo de Copo: Pilsner ou Chopp
Temperatura de serviço: entre 3 a 5 graus, conforme orientações da cervejaria.
Volume: 1.000 ml
Preço Médio: R$ 15,00 + R$ 10,00 do casco.
Onde comprar: Então, não encontrei em Joinville. Por enquanto, por não ser pasteurizada, é vendida em Porto Alegre, e cidades próximas, mas em breve estará em alguns pontos fora do RS.
Degustada em: 10/11/2010

Curiosidades:
  • A Coruja, em sua fabricação, segue a Lei de Pureza Alemã.
  • A Extra Viva foi lançada em maio de 2007.
  • O nome Coruja foi escolhido porque a coruja é uma ave de comportamento noturno, como os bons apreciadores de cerveja. Além disso, ela é frequentemente ligada à à sabedoria e ao mistério, como os grandes mestres cervejeiros e suas receitas secretas.
  • O Website da Cervejaria Coruja é realmente bem diferenciado e criativo. Não deixe de visitar.
  • No próprio website a Coruja informa que na Extra Viva utiliza os maltes Pilsen e Vienna, lúpulos Galena (amargor) e Perle (aromático) e fermento.
Cerveja em Vídeo:
Não é tão fácil encontrar um vídeo da Coruja, mas esse vale a pena. Um comercial artesanal. Bem pensado.



Meu Ranking no Estilo:
Acho que esse é o maior ranking até agora. São quatorze cervejas já degustadas do estilo 1C. Premium American Lager. Segue atualização do ranking no estilo:
01 – Heineken
02 - Coruja Extra Viva
03 – Petra Aurum
04 - Stella Artois
05 - Bamberg Pilsen
06 - Zillertal
07 - DaDo Bier Lager
08 - Eisenbahn Pilsen
09 - Carlsberg
10 - Kaiser Gold
11 - Cerpa Export
12 - Brahma Extra
13 - Birra Moretti
14 - Amstel Pulse


Assim como a Coruja devem ter outras tantas excelentes cervejas ainda sem um processo de distribuição. De qualquer forma, sempre vamos dando um jeitinho de encontrá-las.
Sigo eu, agradecendo aos amigos pela ajuda e já preparando mais outras cervejas para degustar.
Até o próximo...

2 comentários:

  1. Putz Monich! Só você mesmo para achar essa... o site dos caras realmente tem uma produção ferrada... agora essa embalagem... sei não hein ... só conhecendo o líquido mesmo para atrair :)

    ResponderExcluir
  2. Grande Casca.
    Pode confiar. É muuuito boa mesmo.
    Como o principal é o Chopp essa opção de garrafa é um pouco de charme mesmo. Acho difícil uma grande distribuição com essas embalagens.
    Excelentes cervejas!!!

    ResponderExcluir