Aproveitando todas as viagens feitas pelos amigos, ganhei mais algumas cervejas de presente. Dessa vez fui presenteado pela Janete Fagundes, que estava a trabalho no interior de São Paulo e fez um grande favor de trazer umas garrafas na mala. E olha que não é qualquer um que faz um favor desses. Obrigado Janete. A primeira dessas que degustei foi a cerveja SAMBA. Isso mesmo, o nome da cerveja é SAMBA.
Samba By Monich |
Na aparência um líquido de cor palha bem claro e transparente. Creme branco que subiu bem, mas com pouca consistência e duração baixa.
Aromas praticamente inexistentes, salvo um leve metalizado.
No sabor um levíssimo adocicado do malte e nada de lúpulo. De retrogosto fica apenas uma leve refrescância.
Cerveja de corpo muito leve seguindo o estilo e com uma altíssima carbonatação.
Essa cerveja é uma opção do estilo mais produzido e consumido no Brasil. É uma cerveja levíssima, com poucos aromas e sabores, com alta refrescância. Mercado concorrido esse.
Como não encontrei nada de espetacular nesta, não vejo necessidade de repetir a degustação pois temos exemplares parecidos por aqui. De qualquer forma sempre vale a experiência.
Resumex:
Estilo: 1B. Standard American Lager
Álcool (%): 4,40%
Ingredientes: Água, malte, carboidratos, lúpulo, antioxidante INS 316, estabilizante INS 405 e acidulante INS 270.
Cervejaria: Casa Di Conti.
Localização da Fábrica: Cândido Mota - Brasil
País de origem: Brasil
Tipo de Copo: Chopp ou Caldereta
Temperatura de serviço: entre 0 a 4 graus.
Volume: 600 ml
Preço Médio: R$ 5,00.
Onde comprar: Em Joinville encontrei na Brothaus e no Stamhaus no mercado municipal. Também encontrei na carta de cervejas do Gato Mia na Max Colin.
Degustada em: 19/04/2011
Curiosidades:
- O lançamento da cerveja Samba ocorreu na edição de janeiro de 2009 da revista Playboy. A paranaense Viviane Bordin, capa da revista foi a garota-propaganda da nova cerveja.
- A cerveja Samba é uma aposta da Cervejaria Conti, que inicialmente foi projetada para um público de menor poder aquisitivo.
- Essa cerveja tem uma distribuição restrita para somente alguns estados. Por isso não é tão fácil encontrá-la nas prateleiras em supermercados ou bares espalhados por esse Brasil.
Cerveja em Vídeo:
Cansei de procurar porque vídeos para as palavras cerveja e samba aparecem aos montes, mas não encontrei um sobre a cerveja Samba.
Meu Ranking no Estilo:
Esse, sem dúvida, é um dos rankings mais complicados porque as diferenças de pontuações minhas são muito pequenas. Agora já são vinte e três cervejas degustadas no estilo 1B. Standard American Lager. Vamos atualizar o ranking no estilo:
01 - Bierland Pilsen
02 - Eisenbahn Natural
03 - OPA Bier Chopp Pilsen
04 - OPA Bier Cerveja Pilsen
05 - Bierbaum Lager
06 - CERPA Draft
07 - Estrella Damm Barcelona
08 - Devassa Loura
09 - Polar Export
10 - Schneider
11 - Paceña
12 - Norteña
13 - Super Bock
14 - Quilmes
15 - Budweiser
16 - Sol México
17 - Dos Equis
18 - Cerpa Gold
19 - Samba
20 - Glacial
21 - Skol Beats
22 - Conti Bier
23 - Sol Brasil
O nome da cerveja parece um tanto de exploração pelo patrimônio que é o Samba. Mesmo não sendo um estilo de música que gosto, acho que merecia um estilo de cerveja melhor do que este. Mas, gosto é gosto. Tanto para música quanto para cerveja.
Sigo eu, ouvindo um rock'n roll, tocando um violão e tomando, nesse momento, uma cerveja que não dá samba mas dá post.
Até o próximo...