sábado, 16 de junho de 2012

Mastra Negra. Uma Stout Uruguaia.

Tenho a grande alegria de ter amigos de verdade. Já ganhei várias cervejas deles e continuo ganhando. A cada viagem que fazem lembram de trazer alguma cerveja lá para casa. Essa cerveja uruguaia eu já ganhei duas vezes. Primeiro foi o Marcelo Duarte Brussain que foi visitar sua casa em Montevideu e a trouxe na mala. Esses dias o nosso amigo Felipe Romer foi ao Uruguai e trouxe um kit da mastra de presente. Aos amigos, MUITO obrigado. Vocês sabem comprar bons presentes.. A Mastra Negra é realmente uma bela cerveja.


Mastra Negra. Foto By Monich
A bela aparência dessa cerveja agrada. Um líquido bem escuro que não deixa passar nem um pouco de luz. Um creme bege formou com uma boa altura, apresentou uma consistência média e excelente persistência. 
Os aromas não apresentaram surpresas. Torrefação, toques de café, fermento bem presente, leve acidez e um herbal de lúpulo. 
Gostei dos sabores que essa cerveja apresentou. A torrefação é bem predominante com o café mais presente mas também senti um toque de caramelo. O amargor também está presente com um herbal moderado. A percepção alcoólica é de que ela tem menos do que os 6,2% descritos no rótulo. O retrogosto é curto, seco, amargo e também senti um salgado bem de leve. 
Pelo visual e aromas fiquei esperando uma cerveja mais encorpada, porém ela apresentou-se bem leve e até um pouco aguada. A carbonatação estava média baixa conforme esperado. A sensação é de estar tomando uma cerveja caseira, bem feita, muito equilibrada. 
Bela cerveja que merece ser degustada novamente. Pelo que percebi é refermentada na garrafa e feita de forma artesanal.

Resumex:
Estilo: 13E. American Stout.
Álcool (%): 6,20%
Ingredientes: Água, maltes, lúpulos, clarificantes, levedura e açúcar.
Cervejaria: Cervejaria CNS Ltda
Website: 
http://www.mastra.com.uy
Localização da Fábrica: Montevideo - Uruguay
Tipo de Copo: Tulipa
Envase: Garrafa
Volume: 355 ml
Temperatura de serviço: entre 8 a 12 graus
Preço Médio: R$ 12,00
Onde comprar: Em Joinville eu encontrei no quiosque da Beer Code no Joinville Garten Shopping.
Degustada em: 06/02/2012.


Mais sobre o Estilo:
Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 13. Stout é subdividido em seis:
13A. Dry Stout
13B. Sweet Stout ou Cream Stout
13C. Oatmeal Stout
13D. Foreign Extra Stout
13E. American Stout
13F. Russian Imperial Stout
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os  ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor. A Mastra Negra é classificada como 13E. Conforme informações do próprio BJCP deve ter aromaa de moderado a forte de maltes torrados, frequentemente apresentando café torrado ou chocolate amargo. Na aparência a coloração é geralmente preta, embora algumas possam parecer marrons muito escuros. Colarinho de bege claro a marrom claro, abundante e persistente. Normalmente turva.
No sabores de malte torrado moderado a muito alto, frequentemente com sabor de café, grãos torrados de café, chocolate escuro ou meio amargo. Pode apresentar um caráter de café levemente queimado, mas este caráter, se presente, não deve ser proeminente.


Curiosidades:
  • No Website da Mastra encontrei as seguintes informações: IBU: 26; SRM: 30; DO: 1058; DF: 1012; alcohol: 6,2%.
  • Conforme informações da própria Cervejaria a Mastra é a primeira cerveja "puro malte" fabricada no Uruguai.
  • As cervejas produzidas pela Mastra não são pasteurizadas e, em função disso, oferecem ao público a tradição da cerveja em seu estado natural.
  • As cervejas produzidas pela Mastra são fermentadas durante 7 dias, maturadas a uma baixa temperatura por mais 7 dias e são carbonatadas naturalmente durante um período de 25 dias. O gás presente na Mastra é gerado por uma segunda fermentação que ocorre na garrafa.
Cerveja em Vídeos:
Encontrei esse vídeo no website da cervejaria e vale a pena ver.

Mastra - Cerveja Artesanal



Meu Ranking no Estilo:
Esse é um ranking novo. Vamos criá-lo então:
01 - Mastra Negra

Como é prazeroso receber um presente que você realmente gosta. 
Sigo eu, degustando boas cervejas, sejam elas ganhas ou compradas.
Até o próximo...

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Maruim Pilsen - Mais Cervejas Caseiras

O movimento dos cervejeiros caseiros em Joinville tem evoluído bastante mesmo.
Várias conversas e estudos sobre maltes, lúpulos, temperatura de mostura e tudo mais. Além disso os investimentos em equipamentos e tecnologia cervejeira não para. 
Mas o que mais agrada mesmo são os encontros para degustação. Esse sim é o prêmio do cervejeiro caseiro. Poder trocar garrafas e percepções sobre as cervejas produzidas e degustadas.


Fazer cervejas de baixa fermentação é um grande desafio. Primeiro pelo controle de temperatura necessário e também por todo o tempo a mais que demora para ficar pronta. Mas depois de pronta ficam muito boas.


Resolvi degustar a Maruim Pilsen, cerveja caseira feita em panelas pelo amigo e cervejeiro caseiro James Jimenez aqui de Joinville mesmo.


Maruim Pilsen - Foto by Monich

Se tem uma coisa que a maioria dos cervejeiros caseiros tem é criatividade. Dá uma olhada no rótulo dessa cerveja. Cores que chamam atenção e a figura do Maruim que ficou muito boa.
A aparência ficou muito boa. Líquido dourado bem claro, levemente turvo, creme branco de média altura, boa consistência e que durou bastante. Não é fácil conseguir deixar a cerveja assim mas sabemos que o James usa um segredinho (gelatina) para ajudar.


Destaques para os aromas que estavam bem presentes com toques de biscoito, bastante herbáceo do lúpulo e um condimentado com um fundinho de pimenta bem agradável.


No sabor a potência do amargor vem logo de cara mas equilibra em seguida. É possível sentir o sabor do malte e ainda um pouco de biscoito também. O retrogosto é amargo e picante.


É uma excelente cerveja, bem leve, refrescante, saborosa, fácil de beber e com uma carbonatação agradável.


Parabéns ao James por essa e vamos que vamos porque tema mais algumas artesanais na fila.


Sigo eu, degustando caseiras, artesanais, comerciais, importadas e algumas até vencidas.
Até o próximo....

terça-feira, 5 de junho de 2012

Que tal fazer um brinde às Cervejas Brasileiras?

É hoje!
E tem gente que acha que blogueiro não faz nada. Ainda mais blogueiro de cerveja.
Então aí está. 
Essa é uma ação conjunta dos Blogueiros Brasileiros de Cerveja que une uma tardia, mas justa, homenagem com uma valorização para as cervejas brasileiras.
Não é uma excelente ideia?





UM BRINDE ÀS CERVEJAS BRASILEIRAS

Motivos não faltam para os brasileiros apaixonados por cerveja terem orgulho do que está acontecendo em seu país. Antigos aromas e sabores estão sendo redescobertos por cervejeiros nacionais, graças ao intercâmbio com as grandes nações cervejeiras; outros estão sendo criados, pouco a pouco conquistando a crítica e o público pela utilização de matérias-primas tipicamente locais. 

Artesanais ou industrializadas, nossas cervejas nacionais conquistam, a cada ano, mais reconhecimento internacional. Para celebrar os avanços ocorridos neste cenário nos últimos anos, os Blogueiros Brasileiros de Cerveja (BBC) decidiram comemorar no dia 5 de junho o DIA DA CERVEJA BRASILEIRA. 

A data foi escolhida como homenagem ao nascimento do cervejeiro catarinense Ruprecht Loeffler. Carinhosamente apelidado de "Seu Lefra" pelos moradores da região, Loeffler foi um dos mais longevos mestres cervejeiros do País, à frente da cervejaria Canoinhense (SC). 

"Seu Lefra" era o mais antigo mestre cervejeiro brasileiro em atividade até falecer, em 27 de fevereiro de 2011, aos 93 anos. As cervejas criadas por ele e por sua família escreveram parte da história da "bebida mais saudável que existe" - como afirmava um de seus antigos rótulos - no Brasil. 

No próximo dia 5 de junho, vamos fazer um brinde ao produto nacional, celebrando o DIA DA CERVEJA BRASILEIRA. Bares, cervejarias e lojas especializadas em diversos lugares do Brasil promoverão eventos com foco nas cervejas produzidas no país - sejam elas de grandes, médias, pequenas ou micro cervejarias. Fique ligado na divulgação dos locais pela fanpage do evento, em www.facebook.com/diadacervejabrasileira.


Junte-se à festa!

sábado, 2 de junho de 2012

Bier Hoff Original - Quem gosta de cerveja não Filtrada? Eu gosto.

No natal de 2011 ganhei um kit com todas as cervejas da Bier Hoff de presente da minha esposa. Ela sabe bem como me agradar. Já fazia tempo que  íamos no shopping e tomávamos um chopp e eu ficava vendo os preços das cervejas. Peixe fisgado. 
Bem, acontece que inicialmente abri essa cerveja pensando que era a de trigo. Por isso utilizei o copo Weizen. Na verdade a que abri foi a Bier Hoff Original, uma Premium não filtrada.

Bier Hoff Original - foto by Monich.
Cervejas não filtradas possuem realmente um visual diferente, mais turvo e carregado. Essa estava turva, mas bem mais clara do que eu esperava. 
Com um líquido amarelo palha bem claro, levemente turvo, creme branco, de boa altura, consistência média mas baixa persistência.
Os aromas se apresentaram bem leves com predominância do malte e um floral quase inexistente do lúpulo.
O sabor é bem padrão, com malte bem de leve e um amargor discreto. O retrogosto é levemente doce.
É uma cerveja de baixo corpo, muito leve, com uma média carbonatação, bem refrescante e fácil de beber.
Sinceramente achei que faltou personalidade para ser uma Premium. Mais malte e, com certeza, mais lúpulo seriam bem-vindos. 
Ponto positivo para a coragem de comercializar a cerveja sem filtrar. Gosto de cervejas não filtradas.

Resumex:Estilo: 1C. Premium American Lager.
Álcool (%): 4,80%
Ingredientes: Água, malte, lúpulo e fermento cervejeiro.
Cervejaria: Cervejaria CNS Ltda
Website: http://www.bierhoff.com.br
Localização da Fábrica: Curitiba - PR - Brasil
País de origem dessa cerveja: Brasil
Tipo de Copo: Caneca ou Caldereta
Envase: Garrafa
Volume: 600 ml
Temperatura de serviço: entre 0 a 4 graus
Preço Médio: R$ 10,00
Onde comprar: Em Joinville eu encontrei na própria Bier Hoff no Joinville Garten Shopping, mas também já vi em alguns supermercados.
Degustada em: 31/01/2012.

Curiosidades:

  • A Bier Hoff foi fundada no ano de 2002, em Curitiba, com o conceito bastante diferenciado de ser uma microcervejaria com a produção dentro do próprio restaurante. Uma ideia inspirada após uma viagem dos dois sócios, que notaram o grande número de fábricas do gênero fora do Brasil. 
  • Hoje a Bier Hoff conta com restaurantes espalhados pelo Paraná e uma filial na cidade de Joinville, Santa Catarina e as cervejas já não são mais produzidas nos locais onde são servidas.
  • A produção das cervejas Bier Hoff segue a Lei da Pureza da Bavária de 1.516 (Reinheitsgebot), instituída pelo Duque Guilherme IV. Isso quer dizer que é utilizada apenas água potável triplamente filtrada, além do malte de cevada selecionado, três tipos de lúpulo oriundos da República Tcheca e levedura (fermento) de origem francesa, para garantir a preservação dos sabores naturais da cerveja. 
  • Fonte: http://www.bierhoff.com.br
  • A Bier Hoff Original é uma cerveja Premium American Lager, não filtrada, derivada do estilo Pilsner, oriundo da cidade de Pilsen, na República Tcheca.
    Fonte: 
    http://www.bierhoff.com.br
Mais sobre o Estilo:
Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 1. LIGHT LAGER é subdividido em cinco:
1A. Lite American Lager
1B. Standard American Lager
1C. Premium American Lager
1D. Munich Helles
1E. Dortmunder Export
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor. A Bier Hoff Original é classificada como 1C. Premium American Lager.
Conforme Ronaldo Morado, no livro "Larousse da Cerveja", Uma Premium American Lager deve ter teor alcoólico entre 4,6% a 6,0% e conter maior teor de malte de cevada o que força bem o aroma, torna a cor mais dourada e levemente doce. Em função disso, é utilizado mais lúpulo para aumentar o amargor.

Cerveja em Vídeos:
Encontrei alguns vídeos da Bier Hoff. Separei um que é o institucional da cervejaria e outro que é um Cervejacast do Blog Bar do Celso. Seguem os vídeos abaixo:
Institucional Bier Hoff


Bier Hoff e as novas cervejas da marca - CervejaCast - Episódio 18


Meu Ranking no Estilo:
Com essa são vinte e duas cervejas já degustadas do estilo 1C. Premium American Lager. Vamos atualizar o ranking no estilo:
01 – Heineken
02 - Coruja Extra Viva
03 - Coruja OTUS
04 - Bierbaum Gold
05 – Petra Aurum
06 - Stella Artois
07 - Bamberg Pilsen
08 - Zillertal
09 - Paulistânia
10 - DaDo Bier Lager
11 - Eisenbahn Pilsen
12 - Saint Bier In Natura
13 - Carlsberg
14 - Kaiser Gold
15 - Isenbeck
16 - Rasen Bier Pilsen
17 - Red Stripe
18 - Bier Hoff Original
19 - Cerpa Export
20 - Miller Genuiine Draft
21 - Brahma Extra
22 - Birra Moretti
23 - Amstel Pulse

Vamos em frente que temos muitas cervejas na fila.
Sigo eu, estudando, comprando, bebendo e fazendo amigos.
Até o próximo...