quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Erdinger Champ! Inovação com boa intenção?

Quando degustamos e avaliamos uma cerveja levamos em consideração o seu estilo. Isso é importante para conferir se o que se apresenta é o que se espera da cerveja. Exemplo: Se você compra um refrigerante a base de guaraná você sabe o que esperar. Alguns possuem mais ou menos gás outros mais ou menos sabor, etc.. Assim também é com as cervejas.
O que acontece é que nem sempre a cerveja entrega o que é esperado pelo estilo, mas isso não quer dizer que é uma cerveja ruim. 
Já degustei algumas Weissbier. É um estilo que eu realmente aprecio e que, apesar de estar ganhando mercado, nem sempre é muito aceita pelo público em geral.
Pois bem, se você não é tão fã do estilo apresento a Erdinger Champ. Na minha opinião, a primeira cerveja de trigo que você deve experimentar.
Erdinger Champ By Monich
Isso não quer dizer que é a melhor cerveja de trigo que já tomei. Pelo contrário. Todas as características de uma Weissbier estão muito pouco pronunciadas.
Apesar da Erdinger sugerir que a mesma seja tomada diretamente da garrafa, preferi degustar em um copo mesmo. A cor do líquido realmente é mais clara e menos turva. O Creme de cor branca subiu pouco, tinha pouca consistência e pouquíssima duração. Alta carbonatação. Aromas muito leves remetendo a algo cítrico. O sabor também apresentou algo cítrico e muito de longe só um pouquinho de sabor de banana.
Erdinger Champ 2 By Monich
Cerveja bem refrescante e com uma excelente drinkability, provavelmente pela alta carbonatação e pelos sabores mais enfraquecidos. Creio que foge um pouco ao estilo, mas, na minha humilde opinião, acho que a Erdinger inovou. É uma excelente forma de convencer as pessoas a conhecer novos sabores. Sugiro que você experimente e me diga o que acha.


Resumex:
Estilo: 15A. Weizen/Weissbier
Álcool (%):  4,7 %
Ingredientes: Água, maltes de trigo e cevada, lúpulo e levedura.
Cervejaria: Erdinger Weißbräu
Site: http://www.erdinger.de/en/Products/Champ.html#Information
Localização da Fábrica: Erding - Alemanha
País de origem: Alemanha
Tipo de Copo: Weizen
Temperatura de serviço: entre 5 e 7 graus.
Volume:  330 ml
Preço Médio: R$ 8,00
Onde comprar: Em Joinville, só encontrei no Brothaus.
Degustada em: 30/09/2010


Curiosidades:
  • Esta versão Champ de 330ml foi criada especialmente para ser bebida direto da garrafa.
  • Nas versões iniciais o fundo do vasilhame possuia um abridor de giro exclusivo, integrado ao próprio frasco, que permite abrir outra garrafa. Nesse caso você sempre precisava ter duas garrafas. Veja a imagem para entender a forma de abertura.


Cerveja em Vídeo:
Encontrei apenas um vídeo da Erdinger Champ. Então, só tem tú vai tú mesmo.




Meu Ranking no Estilo:
Essa é a sétima do estilo 15A. Weizen/Weissbier que eu degustei. Mesmo sendo uma boa cerveja, considerando o estilo ela vai para o fim do ranking:
1 – Edelweiss Weißbier Hefetrüb
2 – Bierland Weizen
3 - Eisenbahn Weizenbier
4 – St. Gallen
5 - OPA Bier
6 - Petra Weiss Bier
7 - Erdinger Champ


Chega por hoje.
Sigo eu, depois de ter degustado umas três e já descrito essa, indo direto para a cama.
Até o próximo...

Um comentário: