domingo, 28 de novembro de 2010

Therezópolis Ebenholz

É muito interessante como a indústria cervejeira sempre foi muito importante no desenvolvimento econômico das cidades no mundo todo. Pesquisando um pouco sobre a Therezópolis Ebenholz e a cervejaria que atualmente a fabrica, é possível conhecer que a Cervejaria Claussen & Irmãos não foi só a primeira cervejaria de Teresópolis mas foi também a primeira indústria desse município da região serrana do Rio de Janeiro. É pessoal. Cerveja também é MUITA cultura e MUITA economia. Hoje, também em Teresópolis é a Cervejaria St. Gallen que resgatou esse espírito cervejeiro e produz a Excelente Therezópolis Ebenholz.


Therezópolis Ebenholz By Monich


Essa até o Casca vai gostar. Além de uma aparência convidativa, seus aromas e sabores estão bem equilibrados. Um Creme bege de média altura, bem consistente e persistente. O Líquido no copo é bem escuro mas que, inacreditavelmente, contra a luz fica avermelhado forte.
Therezópolis Ebenholz By Monich
Com uma carbonatação média, agradável aroma de malte tostado e aromas de caramelo, café e pão. Muito sabor de malte tostado e também um leve sabor de café. Retrogosto seco e alcoólico que agrada muito. A medida que foi aumentando a temperatura a cerveja foi ficando mais amarga e com álcool mais perceptível. É uma Cerveja muito boa, bem equilibrada, com aromas e sabores bem inseridos, leve adstringência e uma sensação alcoólica no ponto. Sugiro que você experimente, pois eu, particularmente, já coloquei uma estrela nela. É uma das minhas favoritas.. 


Resumex:
Álcool (%):  5,5 %
Ingredientes: Água mineral, maltes, lúpulos, antioxidante INS 316 e estabilizante INS 405.
Cervejaria: St. Gallen
Site: http://www.therezopolisebenholz.com.br/
Estilo: 4B. Munich Dunkel
Tipo de Copo: Caneca
Volume:  600 ml
Temperatura de serviço: entre 5 a 7 graus
Preço Médio: R$ 7,90
Onde comprar: Em joinville tem no Giassi e no Angeloni.
País de origem: Brasil
Localização da Fábrica: Teresópolis - RJ - Brasil
Degustada em: 11/10/2010


Mais sobre o Estilo:
Conforme o BJCP (Beer Judge Certification Program) o Estilo 4 Dark LAger é subdividido em três:
4A. Dark American Lager
4B. Munich Dunkel
4C. Schwarzbier ou Black Beer
A classificação em um estilo ou outro está relacionada com os ingredientes, tipos de maltes, graduação alcoólica, coloração e IBU amargor.
A Therezópolis Ebenholz é classificada como 4B.
Conforme Ronaldo Morado, no livro "Larousse da Cerveja", uma Munich Dunkel tem aromas doces natural do malte, além de toques de chocolate, caramelo, nozes e não é frutado. A coloração vai de cobre intenso a marrom-escuro. De média carbonatação e colarinho cremoso.


Curiosidade:
  • No próprio livro "Larousse da Cerveja", Ronaldo Morado descreve que muitos cervejeiros consideram uma arte a produção de uma cerveja do tipo Munich Dunkel visto que é muito difícil acertar o ponto de torrefação do malte de cevada.

Ranking no Estilo:
Essa é a segunda cerveja desse estilo que eu degusto e, nesse caso, ficou fácil de escolher. Segue um novo ranking por estilo.
1 - Therezópolis Ebenholz
2 - Nova Schin Munich


Cerveja em Vídeo:
Ora seja....que pena. Nada de vídeos dessa cerveja.


Muito bem, muito bem, muito bem.
Sigo eu, em ritmo acelerado para registrar as minhas amadoras impressões, sendo que a lista ainda está grande. Mesmo assim, nada de pressa. A paciência é amiga da degustação.
Até o próximo..

3 comentários:

  1. Adorei o blogue, parabéns :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ileana, muito obrigado pelo acesso e comentário.
      É sempre bom receber incentivo.
      Um abraço.
      Monich

      Excluir
  2. Demais, é exatamente o nossa impressão sobre esta maravilha, ja entrou para a nossa lista das melhores.. uma indicação é a Munick Holz da Cervejaria Lund de Ribeirao Preto edição especial é uma maravilha !!

    ResponderExcluir